Resenha elaborada por,
Elizete Miranda Granze aluna do curso de pós- graduação em Educação Infantil
e suas linguagens,turma B do Instituto de Ensino Superior da Funlec.
Resenha crítica do livro:
Educação Infantil e registro de práticas;Lopes,Amanda Cristina Teagano. São
Paulo: Cortez,2009 (coleção Docência em formação.Educação
Infantil ).
O livro Educação Infantil registro de práticas, é fruto da dissertação de
mestrado da autora Amanda Cristina Teagano Lopes com base em experiências e
ênfase na educação infantil do estado de São Paulo,tem a colaboração de diversos autores que
contribuem com suas idéias,concepções e experiências.
Em um total de 199 páginas o
livro ressalta a importância e contribuição do registro na valorização e
reflexão das práticas docentes.
A autora nos apresenta
diversas formas de registros com ênfase
no portifólio e ao caderno de registro,como um instrumento capaz de contemplar
não só a aprendizagem e evolução ,mas também redirecionar , compartilhar e
refletir as idéias do professor e do aluno.
Registros como fotos,desenhos,vídeos,gravações
de áudio e anotações também são uma excelente fonte para reflexão pois segundo Lopes(2009,p.139)“Por meio do registro,o
professor mostra-se autor de sua prática,produtor de saberes ,construtor de
histórias”.Assim sendo concordamos com a autora pois o registro que contempla a
imagem da criança produzindo ou das suas produções tem para elas significado
real e um valor imensurável,pois através da imagem ela se identifica como
sujeito capaz de registrar suas descobertas utilizando-se de outras linguagens
e situações de comunicação. As fotos e desenhos devem estar entrelaçadas com as
narrativas na construção da identidade e história da criança.A prática de
registrar deve ter fundamento e sentidos tanto para o professor quanto para a
criança,pois ambos devem ser sujeitos participativos , transformadores e
autores de sua história .
Nesta obra de agradável
leitura podemos observar com clareza as idéias da autora sobre as
possibilidades do registro como
facilitador das nossas memórias, e um instrumento construtivo da nossa
identidade,produções e autorias.O registro enquanto instrumento burocrático e
avaliativo sai de cena dando lugar a um instrumento facilitador da prática
reflexiva do professor e valorização das
produções das crianças.
Glaucia
Suely
nós
Nós...em um dia a recordar
Rosilene
Nenhum comentário:
Postar um comentário