segunda-feira, 19 de março de 2012

Registro e memória no contexto da Educação Infantil


Resenha elaborada por, Elizete Miranda Granze aluna do curso de pós- graduação em Educação Infantil e suas linguagens,turma B do Instituto de Ensino Superior da Funlec.

Resenha crítica do livro: Educação Infantil e registro de práticas;Lopes,Amanda Cristina Teagano. São Paulo: Cortez,2009 (coleção Docência em formação.Educação Infantil).

O livro Educação Infantil registro  de práticas, é fruto da dissertação de mestrado da autora Amanda Cristina Teagano Lopes com base em experiências e ênfase na educação infantil do estado de São Paulo,tem  a colaboração de diversos autores que contribuem com suas idéias,concepções e experiências.
Em um total de 199 páginas o livro ressalta a importância e contribuição do registro na valorização e reflexão das práticas docentes.
A autora nos apresenta diversas formas de registros  com ênfase no portifólio e ao caderno de registro,como um instrumento capaz de contemplar não só a aprendizagem e evolução ,mas também redirecionar , compartilhar e refletir as idéias do professor e do aluno.
 Registros como fotos,desenhos,vídeos,gravações de áudio e anotações também são uma excelente fonte  para reflexão pois segundo  Lopes(2009,p.139)“Por meio do registro,o professor mostra-se autor de sua prática,produtor de saberes ,construtor de histórias”.Assim sendo concordamos com a autora pois o registro que contempla a imagem da criança produzindo ou das suas produções tem para elas significado real e um valor imensurável,pois através da imagem ela se identifica como sujeito capaz de registrar suas descobertas utilizando-se de outras linguagens e situações de comunicação. As fotos e desenhos devem estar entrelaçadas com as narrativas na construção da identidade e história da criança.A prática de registrar deve ter fundamento e sentidos tanto para o professor quanto para a criança,pois ambos devem ser sujeitos participativos , transformadores e autores de sua história .
Nesta obra de agradável leitura podemos observar com clareza as idéias da autora sobre as possibilidades do  registro como facilitador das nossas memórias, e um instrumento construtivo da nossa identidade,produções e autorias.O registro enquanto instrumento burocrático e avaliativo sai de cena dando lugar a um instrumento facilitador da prática reflexiva do professor e  valorização das produções das crianças.






                                                                            Elizete






                                                                    Glaucia





                                                                         
                                                                        Suely
                                     

                                                                                nós




                                                  Nós...em um dia a recordar








                                                                          Rosilene

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