terça-feira, 20 de março de 2012

PROFESSORA SUELY PAES


                           

Resenha do Livro Educação Infantil e registro de práticas de autoria de Lopes,Amanda Cristina Teagno- São Paulo:Cortez, 2009.- (Coleção docência em formação. Série educação infantil )por SUELY SOARES PAES Pós graduanda em Educação Infantil e suas Linguagens turma B 2012 - IESF.

O livro Educação Infantil e registro de práticas,integra a dissertação de mestrado da autora, baseada em suas experiências enfatizadas naEducação Infantil no estado de São Paulo e conta com valorosas contribuição de diversos autores e professores que colaboram com idéias, concepçõese ex periências .
Em quase 200 páginas, de fácil compreensão, o livro ressalta a importância do registro como valorização das práticas documentais entre docentes .
Em seu livro a autora com intensão de construir o conceito e o significado do termo " registrar " convida vários professores e autores para se chegar o mais próximo possível do real sentido, importância do registro Zabala (1994) distingue quatro tipos de diário :

*diário como organizador estrutural da aula ;
*diário como descrição das tarefas ;
*diário expressão das características dos alunos e dos professores;
*diário misto

E nesses diários a reflexão aparece sobre o objeto narrado e sobre si próprio .
Acredito que os registros sejam facilitadores para acompanhar o desenvolvimento das crianças e envolvendo também os professores .
A documentação pode ser considerada como processo de aprendizagem, instrumento de rflexão, ponto de part ida para a reconstrução do trabalho pedagógico .
Julia Oliveira Formosinho e ana azevedo ( 2002,p. 135 )completam :A documentação ofeece aos professores uma oportunidade ímpar para escutar de novo, olhar de novo, revisitar os acontecimentos e os processos dos quais indireta e colaborativamente foram coprotagonistas [...] .
Registrar pode ser considerado, ato de estudar, o que pressupõe observação e leitura da realidade, construção para aquilo que nos é apresentado .Registrar demanda tempo, envolvimento, disciplina -não é tarefa simples .
É a reflexão sobre a reflexão na ação, de que nos fala Shön (2000), que se apresenta no registro de prática :professor atuando como pesquisador, como autor de sua prática, a qual se faz e se refaz a cada dia .
os registros produzidos pela criança unem - seaos do professor na construção de um relato, uma narrativa .
Seus registros podem ser lidos, expressam pensamento, conhecimentos, hipótes es .

Segundo a autora existem diversas formas de registro, como fotos, desenhos, vídeos, gravações de áudio, pintura, caderno de registro, portifólio .Nas palavras de Kramer (1944,p.83) :"...Ser autor significa resgatar a possibilidade de " ser humano ", de agir coletivamente pelo que caracteriza e distingue os homens ... Ser autor significa produzir com o e para o outro ..."
tudo que realizamos não é apenas para nós, mas é um legado para todos, ser apreciado por todos, seja como inspiração, exemplo, modelo, análise, entretanto cada professor a seu tempo, perceberá dificuldade de progresso do seu próprio desempenho profissional, pessoal e social se não registrar o fato .
                             

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